Ford Focus RS Forum banner

Redefinir o BMS (Sistema de Monitoramento da Bateria) ao substituir a bateria

3 reading
203K views 58 replies 30 participants last post by  ‘17 StealthGrey  
#1 · (Edited by Moderator)
Isto foi feito no MY18.

Pensei que este seria um bom lugar para colocar algumas instruções para uso futuro e outros, pois quando fui pesquisar tive que cavar um pouco depois de substituir minha bateria. Alguns lugares (fóruns, youtube, etc.) têm informações incorretas que, no mínimo, não funcionam para os carros RS USDM (ou eu não fiz isso com perfeição, mas dei a esses 3 uma tentativa de faculdade).

Algumas sugestões que vi foram as seguintes - mas não funcionaram:
1) Ignição ligada (motor desligado), piscas 5 vezes, depois pedal do freio 3 vezes. A luz indicadora da bateria piscará, significando sucesso.

2) Ignição ligada (motor desligado), botão do farol de neblina 10 vezes, depois botão de perigo 10 vezes. A luz indicadora da bateria piscará, significando sucesso. (isso fez algo > ele realmente buzinará e ativará uma calibração do TPMS começando com o pneu esquerdo)

347418

3) Ignição ligada (motor desligado), luzes acesas, botão do farol de neblina 5 vezes, depois pisca-alerta 3 vezes. A luz indicadora da bateria piscará, significando sucesso.

Novamente, estes não funcionarão (pelo menos no meu carro). Se alguém tiver uma maneira, postarei a versão corrigida não-ForScan nesta primeira postagem.
------------ --------
reset não-ForScan > @crepr12, @big jim, @GmpaJimj , além de outros confirmaram este método >>
Ignição ligada
Pisca do farol 5x (este é o pisca do farol para ultrapassar | braço esquerdo puxar para dentro)
Em seguida, pressione o freio 3x
Aguarde 2 ou 3 segundos (até 10 segundos) e o indicador da bateria piscará 3x (dando a indicação de que o BMS foi reiniciado).
------------ ----------

Então, uma maneira de redefinir o BMS é usar o ForScan. O que é ForScan?
LEIA AQUI

Há algumas áreas onde você pode aprender mais e fazer algumas coisas interessantes. Graças à coleção que @seniorgeek forneceu e coletou de outros membros, você pode explorar mais.

------------ --------
Há algumas unidades ODBII diferentes que você pode comprar por aí. Não sei todos que funcionam (eu poderia listá-los todos, mas não vou pesquisar/minerar dados do fórum. Se você quiser listar o que você testou, eu o colocarei aqui), no entanto, vou listar o que eu usei e funciona como um encanto - ele usa wi-fi para você conectar seu notebook também. Existe um aplicativo para iPhone, mas não o comprei para experimentar (vendo que a versão para Windows é gratuita).

NOTA para ForScan Lite > @Alpha Dog confirmou que o ForScan Lite v1.5.9 em um iPhone iOS v14.2 parecia redefinir o BMS com sucesso. A luz da bateria piscou duas ou três vezes após selecionar a redefinição do BMS e pressionar o botão 'play'. Houve um aviso bastante assustador que ele mencionou, e então demorou alguns segundos antes que a luz da bateria piscasse. Vale a pena fazer uma pausa nesse ponto para esperar por isso.

Adaptador OHP wifi ForScan

Agora, para redefinir o sistema de monitoramento da bateria, siga as informações - ou baixe o mesmo PDF anexado. E sim, é uma boa ideia limpar esses DTCs. Capture o que você vê logo antes, limpe-os, saia para dar uma volta ou duas e verifique-os novamente e compare.

NOTA: @Alpha Dog afirmou que o Forscan Lite no iOS tem as funções de solicitação de redefinição do BMS e treinamento do TPMS. Atualizarei isso quando for confirmado
347420

Attachments

#5 ·
Então, isso é como o lembrete de troca de óleo?
Como o carro mataria uma bateria nova?
Em resumo, o BMS está rastreando o estado de carga e a idade da sua bateria. Se você não redefinir o BMS, ele manterá os parâmetros antigos da bateria e tratará a bateria nova como uma bateria envelhecida. Isso pode levar a situações de carregamento insuficiente, o que pode levar à diminuição da vida útil da bateria.

#6 ·
Há algumas coisas que não precisam de tecnologia. As baterias SLA não deveriam ser uma delas.

• Like
Reactions: seniorgeek
#7 ·
Temos baterias AGM em nossos carros, pelo menos de fábrica. As baterias AGM são sensíveis a sobrecarga e subcarga, por isso coloco o carregador no carro uma vez por semana ou se sei que ele ficará parado por alguns dias.

Evita comprar prematuramente uma bateria de $300!

#10 ·
#13 ·
Nenhuma das combinações secretas de códigos de trapaça funcionou para mim também. Felizmente, o Forscan permitirá redefinir o BMS com uma licença padrão. Minha licença de avaliação estendida expirou e eles não estavam vendendo a licença estendida quando eu estava fazendo isso (no dia 4).

#14 ·
Excelente post, obrigado turbojr74. Ao usar o Forscan, a luz da bateria piscou para confirmar a redefinição do BMS?

Também adicionando que o Forscan Lite no iOS tem as funções de solicitação de redefinição do BMS e treinamento do TPMS (e mais). Eu ainda não os usei para confirmar que funcionam, mas eu estaria muito confiante.

#15 ·
Excelente post, obrigado turbojr74. Ao usar o Forscan, a luz da bateria piscou para confirmar a redefinição do BMS?

Adicionando também que o Forscan Lite no iOS possui as funções de solicitação de treinamento de redefinição e TPMS do BMS (e muito mais). Ainda não os usei para confirmar que funcionam, mas estou muito confiante.
Sim, a luz da bateria piscará quando for bem-sucedido.

#16 ·
Provavelmente há uma maneira de verificar a idade da bateria no FORScan. Essa é uma maneira de saber com certeza.
@morbid você não precisa pagar por uma licença estendida, só precisa renová-la o tempo todo.

#18 ·
Vocês vão rir disso. Liguei para o meu concessionário Ford local, Korum Ford em Puyallup, WA, para obter uma cotação de preço para eles colocarem a bateria. Dessa forma, eu não teria que mexer com a redefinição do BMS. A consultora de serviço me disse que nunca ouviu falar do BMS e que precisava verificar com o chefe da oficina. O chefe da oficina me disse para apenas comprar uma bateria na Costco e desconectar a antiga por 10 minutos ou mais, o que redefiniria o sistema BMS. Eu ri disso, pois tenho certeza de que o RS não é o único Ford com essa configuração.

#19 ·
Vocês vão rir disso. Liguei para a minha concessionária Ford local, Korum Ford em Puyallup, WA, para obter uma cotação de preço para eles colocarem a bateria. Dessa forma, eu não teria que mexer com o reset do BMS. O consultor de serviço me disse que ela nunca ouviu falar do BMS e que precisava verificar com o chefe da oficina. O chefe da oficina me disse para apenas comprar uma bateria na Costco e desconectar por 10 minutos ou mais a antiga, o que redefiniria o sistema BMS. Eu ri disso, pois tenho certeza de que o RS não é o único Ford com essa configuração.
Eu estou em Puyallup @flyingcesar e posso ajudar se precisar. Eu recomendaria ficar longe da Korum (longas histórias).
Embora seja mais longe, eu tive um ótimo serviço na Scarff Lincoln Ford em Kent. Converse com Gary lá. Grande cara.

#25 · (Edited)
A não realização do reset da BMS não é grande coisa na realidade. A principal razão para o sistema BMS é a economia de combustível. O sistema pode rastrear a condição da bateria com mais precisão e minimizar a taxa de carga do alternador com o objetivo de economizar combustível. Ele também está lá para gerenciar a redução de carga se a condição da bateria cair para um nível predeterminado, por exemplo, o sistema de áudio será desligado se o nível/tensão da bateria ficar muito baixo. Você não acha que quando a grande maioria das pessoas que levam a bateria para a loja local para instalar uma bateria nova, o cara faz um reset da BMS, não é? Mais uma coisa boa de se fazer, eu acho. Eu não perderia o sono por não fazer isso. Ciao

#32 ·
Eu troquei a bateria hoje. Apenas confirmando que Forscan Lite v1.5.9 em um iPhone iOS v14.2 pareceu redefinir o BMS com sucesso. A luz da bateria piscou duas ou três vezes após selecionar o item de serviço de redefinição do BMS e pressionar o botão 'play' no Forscan, e depois de concordar com o aviso assustador. Demorou alguns segundos para a luz da bateria piscar, por isso vale a pena fazer uma pausa nesse ponto para esperar por isso.

#33 ·
Eu troquei a bateria hoje. Apenas confirmando que o Forscan Lite v1.5.9 em um iPhone iOS v14.2 pareceu redefinir o BMS com sucesso. A luz da bateria piscou duas ou três vezes após selecionar o item de serviço de redefinição do BMS e pressionar o botão 'play' no Forscan, e depois de concordar com o aviso assustador. Demorou alguns segundos para a luz da bateria piscar, então vale a pena fazer uma pausa nesse ponto para esperar por isso.
@Alpha Dog ótimas notícias, cara - obrigado pela confirmação. Vou adicioná-lo ao topo.
Qual unidade ODB II você usou ou foi apenas uma conexão BT geral com o RS no ForscanLite?

#39 ·
Comprei um "Soliport ELM 327 Bluetooth OBDII OBD2 Diagnostic Scanner" em 2013 por $12, para o qual nem consigo encontrar o link para comprar um. De alguma forma, isso ainda funciona fantasticamente para tudo o que preciso. O bluetooth parece conectar perfeitamente do meu PC no escritório para a minha garagem também. Não consigo encontrá-lo quando está estacionado na minha garagem, mas de alguma forma o sinal chega de forma confiável na garagem.

#43 ·
Isto é algo que eu queria experimentar desde que este tópico apareceu. Mas o meu RS está parado há 5 meses à espera de um novo RDU.

O meu concessionário Ford, que tem feito um excelente trabalho no meu RS de 2016 ao longo dos anos, substituiu a minha bateria original por uma substituição OEM durante alguns outros trabalhos de serviço em 23/01/2019 com 55 mil milhas. Pelo que vi, eles não resetaram o BMS, provavelmente por não saberem que ele tinha BMS, o que eu também não sabia. Mandei-os substituir porque o Estado de Carga da Bateria (SOC) do original tinha começado a cair consistentemente e carregá-lo com um carregador de bateria não estava a ajudar. O SOC da bateria sempre esteve em cerca de 80% ou mais. Antes da substituição, estava a correr abaixo de 60%. Após a substituição, voltou a estar acima de 80% e eu parei de prestar atenção ao SOC da bateria até após a recente substituição do RDU.

O carro tem agora 64 mil milhas. Durante o tempo de inatividade, coloquei um carregador de gotejamento no carro com frequência (o concessionário mandou-me buscar o carro enquanto esperávamos pelo RDU, então ele apenas ficou na minha garagem). Após a substituição do RDU, notei que o SOC da bateria, com o qual eu estava preocupado novamente com o tempo de inatividade, não passava de cerca de 55%. O carregador parecia estar a carregar a bateria, começando em cerca de 10 amperes e caindo para perto de zero. Mas o SOC da bateria leria apenas 58% no máximo.

Então eu acabei de fazer o reset. Usei o método 5x flash HLs, 3x pedal do freio. Funcionou, mas para mim tive que esperar cerca de 10-12 segundos antes que a luz da bateria piscasse duas vezes, não 2-3 segundos, então seja paciente. Quando verifiquei o SOC da bateria, estava em 65%. Melhor, mas não o que deveria ser. Então eu desliguei e liguei novamente e verifiquei novamente - 89% SOC da bateria. Agora acho que estou a obter uma leitura correta.

#44 ·
Isto é algo que eu queria experimentar desde que este tópico apareceu. Mas o meu RS está parado há 5 meses à espera de um novo RDU.

A minha concessionária Ford, que tem feito um excelente trabalho no meu RS de 2016 nos últimos anos, substituiu a minha bateria original por uma substituição OEM durante alguns outros trabalhos de serviço em 23/01/2019 com 55k milhas. Pelo que vi, eles não resetaram o BMS, provavelmente não sabendo que ele tinha BMS, o que eu também não sabia. Eu mandei eles substituírem porque o Battery State of Charge (SOC) do original começou a cair consistentemente e carregá-lo com um carregador de bateria não estava ajudando. O Battery SOC sempre esteve em torno de 80% ou mais. Antes da substituição, estava abaixo de 60%. Após a substituição, voltou a ficar acima de 80% e eu parei de prestar atenção ao Battery SOC até após a recente substituição do RDU.

O carro agora tem 64k milhas. Durante o tempo de inatividade, coloquei um carregador de gotejamento no carro com frequência (a concessionária me mandou pegar o carro enquanto esperávamos pelo RDU, então ele apenas ficou na minha garagem). Após a substituição do RDU, notei que o Battery SOC, com o qual eu estava preocupado novamente com o tempo de inatividade, não passava de cerca de 55%. O carregador parecia estar carregando a bateria, começando com cerca de 10 amperes e caindo para perto de zero. Mas o Battery SOC leria apenas 58% no máximo.

Então eu acabei de fazer o reset. Usei o método 5x flash HLs, 3x pedal do freio. Funcionou, mas para mim tive que esperar cerca de 10-12 segundos antes que a luz da bateria piscasse duas vezes, não 2-3 segundos, então seja paciente. Quando verifiquei o Battery SOC, estava em 65%. Melhor, mas não o que deveria ser. Então eu desliguei e liguei novamente e verifiquei novamente - 89% Battery SOC. Agora acho que estou recebendo uma leitura correta.
Eu tenho que concordar com você, esperei 10 segundos aproximadamente e só piscou duas vezes.

Mas funciona.

Enviado do meu Pixel 4 XL usando o Tapatalk